• Imagem do cabeçalho do site colegiado de quimica da uefs

Apresentação



UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Colegiado do Curso de Licenciatura em Química




A sociedade vem se caracterizando por transformações em suas estruturas econômicas e sociais, com a rápida e ampla incorporação de inovações tecnológicas aos meios de produção e ao seu cotidiano.

Ela, do ponto de vista histórico, se apropria do conhecimento gerado pela Ciência,de tal maneira que a inovação tecnológica não constitui uma novidade em si. Entretanto a velocidade vertiginosa, a profunda intensidade e a larga extensão do impacto desta incorporação sobre todos os setores da sociedade representam, sem dúvida, marcas da atualidade.

A geração de novos produtos e processos, contendo novidade científica,representa oportunidade para empreendimentos lucrativos e constitui hoje forte motivação para o uso do conhecimento. Dessa forma amplia cada vez mais o interesse pela produção da ciência, de maneira mais nítida e intensa nos países economicamente desenvolvidos. Tal tendência se verifica também em nosso país.

Nesse contexto de busca da incorporação do conhecimento, a área de Química representa uma opção interessante dada a sua grande capacidade de atribuir valor aos produtos. Assim o fator econômico é um dos incentivos que deu impulso ao movimento que amplia e consolida a Química no Brasil e no exterior.

As novas áreas específicas surgidas em anos recentes, tais como a ciência de materiais, biotecnologia, química fina, alimentos e medicamentos, ilustram a forte presença da Química na descoberta de novos produtos. Isto permite visualizar algumas das razões que justifiquem o crescente interesse atual que esta área suscita.

Desse modo, a criação do curso de Licenciatura Plena em Química na Universidade Estadual de Feira de Santana, vem suprir uma carência em Feira de Santana e regiões circunvizinhas no diz respeito à formação de profissionais educadores em Química. O Curso de Licenciatura em Química destinado à formação de professores de Química para a rede pública e privada de ensino visa atender as necessidades do Estado da Bahia quanto à formação de professores licenciados para exercer as funções de Magistério no Ensino Básico (Fundamental e médio), bem como contribuir para atuar junto às Secretarias Estaduais e Municipais nas áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão.

Recomendar esta página via e-mail: